domingo, 20 de novembro de 2011

Tutorial do programa Boardmaker

Boardmaker


Funcionalidades do programa Speaking Dynamically Pro - SDP

O software Speaking Dynamically Pro - SDP transforma o computador em num eficaz recurso de educação e de comunicação alternativa. É um programa que trabalha integrado ao Boardmaker, permitindo criar inúmeras atividades interativas educacionais e de comunicação com acessibilidade total.

Pranchas Interligadas e Interativas:
 Permite criar pranchas de comunicação interligadas com funções programáveis nas suas células. Esta função do programa permite interligar as pranchas entre si (como links das páginas da Internet), fazendo com uma célula/tecla abra uma nova prancha temática na tela do computador.
Possui mais de 100 funções programáveis que permitem escrever e editar textos na Área de Mensagem, abrir programas, exibir filmes e reproduzir arquivos de som, fala e música.


Com o Speaking Dynamically Pro é possível:
  • Gravação e reprodução de voz gravada digitalmente no próprio computador
  • Importação e aplicação de figuras ou fotos de câmera digital
  • Teclas com símbolos, fotos ou texto
  • Retorno auditivo
  • Construção de frases usando letras ou símbolos
  • Pranchas de contexto
  • Respostas aleatórias para criação de jogos
  • Abertura de outros programas e aplicativos
  • Reprodução de filmes ou animações na face da tecla ou na prancha toda
  • Criar teclados virtuais com as importantes funções de abreviação, expansão e predição de palavras.

Comunicação Aumentativa e Alternativa

Tema 2 - Comunicação Aumentativa e Alternativa
 


Definição e destinatários:
A fala, é a forma de expressão mais utilizada pelos seres humanos quando pretendem comunicar. No entanto, há muitas pessoas que, por razões diversas, estão incapacitadas de utilizar a fala de uma forma eficaz, tendo contudo necessidades e capacidades comunicativas idênticas às pessoas falantes. Consequentemente, é necessário proporcionar-lhes tão cedo quanto possível um “sistema alternativo e aumentativo de comunicação”. Este deverá ser um sistema integrado que engloba um conjunto de Técnicas, Ajudas, Estratégias e Capacidades que uma pessoa com dificuldades de comunicação necessita para poder comunicar.
*
Existem diversos Sistemas Aumentativos de Comunicação, desde gestos ou signos manuais, a quadros de comunicação baseados em sistemas de símbolos gráficos até sistemas mais sofisticados baseados no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A Comunicação Aumentativa refere-se pois a qualquer tipo de comunicação suplementar ou de suporte que complemente o processo de comunicação ajudando uma pessoa a comunicar e a interagir com o meio envolvente.
*
A quem se destina:
Qualquer pessoa independentemente da idade, do tipo e do grau de incapacidade que apresenta, pode e deve utilizar a comunicação aumentativa. Os sistemas aumentativos de comunicação podem servir como um meio temporário, como um meio aumentativo ou como um meio de comunicação a longo prazo. São potenciais utilizadores pessoas afectadas por paralisia cerebral, autismo, deficiência mental, acidentes vasculares cerebrais, traumatismos crâneo-encefálicos, doenças neurológicas progressivas, etc.
retirado de  Folheto Informativo da UTAAC - CRPCCG

Design de um Website e acessibilidade

 Design de um Website e acessibilidade

Os diversos aspectos a serem considerados do design de um site genérico abordados são fundamentais para qualquer site, mesmo que se trate de um site com orientação especificamente pedagógica (com conteúdos educativos).
No entanto, existem alguns aspectos que devem ser reforçados e aos quais se deve dar especial atenção; um site  pressupõe que o utilizador ou utilizadores aprendam algo e satisfaçam as suas necessidades, uma vez que a Internet é utilizada principalmente (mas não só) para pesquisa de informação.
Do ponto de vista da usabilidade, um site deve ter em atenção o equilíbrio e a harmonia para que a interactividade entre o utilizador e o site se processe da forma mais natural e intuitiva possível (navegação), proporcionando assim uma agradável experiência ao visitante.
Relativamente ao planeamento e configuração, a definição dos objectivos e a temática abordada (conteúdos) deverá ser a mais concisa, clara e explícita, pois o site visa um acompanhamento ao serviço de uma aprendizagem mais eficaz. Nunca publicar informação errada.
O planeamento e definição do layout deve ser cuidadosamente estudado para que todos os elementos expostos na página tenham um design atraente, funcional e acima de tudo comunicativo, pois estes irão influenciar toda a experiência de navegação do utilizador. Assim, o design deve ser bastante flexível, atractivo e dinâmico.
Quanto à estrutura do site, deve-se ter especial atenção pois esta deve ser em função dos objectivos definidos. O site não deverá ser muito extenso quer em largura quer em profundidade, isto porque tem que se ter sempre em conta a experiência para o utilizador. Contudo não devemos esquecer de forma alguma a adequação do tamanho das imagens e cores dos links.
Outro aspecto bastante importante é a identificação das áreas de interesse e explicitação dos elementos que a constituem, não esquecendo o título do site.
Durante esta fase da criação da forma e do impacto visual é importante ter consideração o estilo do texto e a escolha dos títulos. Na consistência de um site pedagógico, salienta-se que a utilização de estímulos muito fortes constituem um aspecto negativo, pelo qual se deve evitar o excesso.
 No que concerne à navegação é de referir apenas a não utilização de zonas clicáveis muito pequenas e próximas. Um outro aspecto importante é a utilidade das imagens e tempo que estas demoram a abrir. Não utilizar imagens só porque estas ficam bem, tem que ter funcionalidade. É de referir ainda que não de deve fazer o site exclusivamente só num formato (flash), possivelmente este não será visível para todos os utilizadores e deste modo deixará de ser pedagógico. A manutenção também engloba um dos aspectos fulcrais no desenvolvimento de um site.
O endereço deve estar completo e com um nome apropriado, de modo a que nenhum utilizador tenha dúvidas acerca do seu conteúdo, devendo também ser alusivo ao tema.
Os conteúdos do site deverão ser actualizados diariamente de forma alternada, os temas de maior interesse deverão ter um arquivo para consulta.
O site deve apresentar os contactos de modo a tornar o site credível e sobretudo que possa esclarecer possíveis dúvidas dos utilizadores. É aconselhável testar o site frequentemente.
Cada site é único, é um projecto com personalidade própria, uma componente estética e design único.    
TEMA 1
As TIC: Uma janela para o mundo.
O potencial educativo das TIC

"Nativos digitais"
As tecnologias de informação e comunicação incrementam um novo paradigma na sociedade atual assente  na informação e no conhecimento....a cada momento somos invadidos pela era digital, em que a tecnologia transforma hábitos, quebra regras, muda comportamentos....assim nasce uma nova geração: "Nativos digitais". Este video  retirado do youtube é um exemplo.



As Novas Tecnologias na vida da criança portadora de deficiência

É importante reflectir sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e como estas promovem um novo paradigma na sociedade atual. As Novas Tecnologias podem ajudar a melhorar efectivamente a vida de uma criança com deficiência, levando-a a ultrapassar muitas barreiras.



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Blog criado no âmbito da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas às NEE.