terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tema 2 - Comunicação Aumentativa e Alternativa


Programa SymWriter 
Este programa é uma ferramenta inovadora e poderosa para escrever letras que são automaticamente traduzidos em forma simbólica e consiste em duas ferramentas básicas:
-  O editor de texto com o qual se escreve e se recebe um par de símbolos de imediato às palavras. 
- Os ambientes nos quais se pode criar matrizes (grades) de símbolos, imagens, palavras, frases para uma variedade de atividades educacionais. As caixas de texto usando os produtos do meio ambiente serão transcritas na página com as mesmas possibilidades de simbolização presentes no editor de texto.

Este programa permite:

  • Criar recursos para o ensino 
    Pode ser utilizados pelos professores para preparar e imprimir materiais relacionados com matérias academicas, histórias, instruções e programações diárias e qualquer outro texto que deve ser acessível a crianças com dificuldades de leitura.
    Crianças com problemas especiais em aprender a ler podem beneficiar de "dicas" para a compreensão simbólica de palavras escritas. A exposição ao código duplo (escrever e símbolo) reforça os processos de aprender a ler de forma independente e permite a utilização de material escrito para ler e estudar.  A presença de símbolos incentiva as crianças a  uma abordagem de forma espontânea e com maior segurança para a linguagem escrita.


  •  Criar materiais para os usuários de comunicação alternativa
    Crianças que usam sistemas simbólicos de comunicação podem ter um material adequado para a leitura de histórias enquanto ainda não ser capaz de ler com eficiência. Isso reforça as suas competências na utilização de símbolos com o propósito de comunicação e, gradualmente, expô-los ao código escrito, desenhando uma "ponte" entre os dois sistemas. 
  •  Apoiar a "aprender a ler e escrever
    As crianças também podem usar com Símbolos de escrever. Os símbolos, mão por mão que aparecem no papel são uma espécie indireta de verificação ortográfica motivadora especialmente para crianças com dificuldades específicas ou atrasos. A função da voz lendo o texto favorece os processos de análise fonêmica e compreensão do texto, o uso da janela do lado de símbolos - que permite que você veja todas as imagens associadas com a palavra - promove a conscientização ea discriminação linguística.
  • Criar atividades educacionais 
    Pode-se criar ambientes  em que a criança possa usar para uma variedade de atividades educativas. Caixas das grades podem ser usadas para compor frases de palavras dadas (conseguindo atividades metalingüísticas para apoiar a aprendizagem de ler e escrever), ou para atividades que envolvam o uso de imagens, ou pode ser explorada para permitir aos alunos trabalhar com conceitos e temas de estudo.
  • Ensino de Inglês - O programa é multilingue: atualmente disponível em Italiano, Inglês.  Mudar o idioma de escrita é muito simples eo programa permite a você misturar, no mesmo frases em diferentes línguas.
Este site permite fazer o donwload do programa, contém recursos, um guia prático e exemplos de atividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário